Descrizione
O PROJETO
Desde 1999, o Escritório de Parcerias internacionais e ações no exterior tem ativado um programa especial de intercâmbio juvenil, destinado a fomentar o conhecimento mútuo entre jovens adultos de origem trentina, residentes no exterior, e seus pares que vivem no Trentino.
As regras do programa exigem que os parceiros e suas famílias ofereçam hospitalidade recíproca, que deve ser prevista por 2 semanas. O programa de intercâmbio ocorrerá em dois períodos de tempo diferentes (fase 1 e fase 2).
A fim de conseguir uma rede de hospitalidade ampliada, em cada fase - seja no Trentino ou no exterior - além dos parceiros anfitriões, outras entidades da respectiva comunidade local (municípios, autoridades locais, associações, grupos de jovens, grupos de estudantes, etc.) serão incentivadas a participar.
Primeira fase = Trentino
Além do briefing inicial, a Organização fornecerá algumas atividades em grupo a serem compartilhadas para se conectar com o patrimônio do Trentino: reuniões com autoridades locais, visitas guiadas culturais/educacionais em todo o território (por exemplo, Trento e as principais cidades, a Universidade, o Lago Garda, as Montanhas Dolomitas).
A participação nos "dias programados oficiais" é obrigatória para os hóspedes, enquanto que é opcional para os parceiros anfitriões, dependendo de seus compromissos de estudo/trabalho.
Além do programa oficial, os hóspedes também terão tempo livre para compartilhar situações do cotidiano com seus anfitriões (compras, tarefas domésticas, encontrar amigos e familiares, praticar esportes...).
Os anfitriões são encorajados a passar tempo acompanhando seus hóspedes em visitas a seu lugar de origem (por exemplo, contatando associações locais, visitando a igreja, encontrando pessoas referentes da comunidade).
Antes do início da primeira fase, o Escritório de Parcerias internacionais e ações no exterior organizará reuniões informativas para todos os anfitriões residentes no Trentino, a fim de fornecer-lhes um quadro mais detalhado das oportunidades oferecidas pela iniciativa e conhecer as expectativas de todos os participantes, a fim de incentivar uma participação mais global nesta experiência cultural.
Segunda fase = seu País
No ano seguinte à primeira fase, os jovens descendentes e suas famílias receberão seus respectivos parceiros por um período de 2 semanas (a ser acordado entre os parceiros).
No período anterior à visita ao exterior, os parceiros anfitriões devem apresentar ao Escritório de Parcerias internacionais e ações no exterior um programa em linhas gerais de possíveis atividades que gostariam de compartilhar com seus huéspedes, identificando itinerários culturais e naturais ligados à comunidade local, instituições, história da emigração familiar, ...).